Dicas de cultivo

Como aumentar a produtividade do seu cultivo com adubação e manejo orgânico.

 

1. Dicas para fase de Floração 

2 . Dicas de poda para fase Vegetativa 

3 . Dicas de Rega

 

1 . Dicas para fase de Floração  

Chá de casca de Banana e Cinzas de Madeira:

Muitos cultivadores no mundo todo usam o chá de banana como uma forma de melhorar o desempenho de suas plantas no período de floração, várias referências indicam que este tipo de procedimento pode melhorar em até 20% o rendimento de suas flores, além deste excelente resultado o chá de banana tem uma grande vantagem, a banana é barata e existe em todas a localidades, além de ser muito nutritiva para nós humanos.

Antes de continuar vamos entender o seguinte, a planta precisa de nutrientes conhecidos como o famoso NPK, que significa N = nitrogênio, P = fósforo e K = potássio. Os nutrientes são essenciais em todas as fases da planta, o que muda durante o crescimento é a necessidade de cada um, a grosso modo e resumidamente, no período de crescimento da planta conhecido como período Vegetativo, ela necessitará de uma maior quantidade de Nitrogênio, que podemos obter com húmus de minhoca, já no período de floração, quando a planta desenvolve as suas flores, ela precisará de uma maior quantidade de fósforo e potássio, que podemos potencializar com adição de chá de casca de banana e cinzas de madeira.

Considerações importantes: é aconselhável utilizar os chás orgânicos com solos orgânicos, em hidroponia ou solos inertes os chás orgânicos podem não dar tanto resultado, a simbiose somente de compostos orgânicos tem maior eficácia. Sem mais delongas vamos ao que interessa, as receitas.

Chá de casca de banana:

Utilize de 4 a 5 cascas de bananas.

1 litro de água.

Opcional ( duas colheres de melaço de cana, ou mel, ou açúcar mascavo)

Corte as cascas de banana, adicione em um recipiente com água, dê preferencia uma panela, leve ao fogo e adicione Melado de cana  e deixe ferver por 10 minutos.
Espere esfriar, coe todo o líquido e pronto.
Para usar dilua o chá em dez partes de água e use nas suas regas durante o período de floração. Não utilize em todas as regas, alterne com regas utilizando apenas água.

 

 

 

2 .  Dicas de poda para fase Vegetativa 

Poda Apical:

Você sabe por que a poda apical é tão eficiente? Então, quando impedimos a gema apical de crescer a planta direciona o seu crescimento para os galhos abaixo da gema apical, estimulando o crescimento dos galhos inferiores e o surgimento de duas novas ramificações na base da gema apical cortada, logo mais estes dois galhos novos apresentarão mais uma gema apical em cada um, na sequência do crescimento estas duas novas gemas apicais poderão ser podadas também, e cada uma irá gerar mais dois novos galhos, então teremos quatro novos galhos e quatro novas gemas apicais que por sua vez poderão ser podadas em breve, gerando então oito novos galhos, e mais uma vez poderemos podá-las novamente, gerando então dezesseis novos galhos, e pasmem repetindo isso poderá alcançar a marca de trinta e dois novos galhos. Por isso a poda de gema apical é o treinamento de cultivo mais realizado pelos cultivadores de flores/buds do mundo inteiro. Se no caso você cultiva plantas regulares, poderá manter a planta no estágio vegetativo por mais tempo e ter na sua flora muitos buds, muitas flores, sucesso total. Veja abaixo algumas dicas. Este tipo de poda também pode ser realizado em várias culturas, outras plantas como tomate, abóbora, quiabo, limão, etc....

Qual é a melhor época para realizar a poda? A poda apical inicial será mais eficiente se realizada a partir do aparecimento do terceiro nó, ou terceira rama de galho de sua planta, porém já é possível realizá-la a partir do segundo nó. Não é recomendado realizar durante o período de floração, pois pode atrapalhar o desenvolvimento de flores e/ou frutos de sua planta, inclusive pode até travar o crescimento das flores.

Procedimentos: A poda pode ser realizada com alicate, tesoura ou com as próprias mãos, a recomendação é que seja realizada com o material mais limpo possível, esterilizado de preferência.

 

 

 

 

 

Assim que for realizada a poda do primeiro apical, é recomendado esperar o crescimento dos novos galhos e formação dos novos apicais, de preferência espere que os novos galhos formem mais um ou dois nós antes do seu novo apical ser retirado. Cada vez que for realizada a pode nascerá abaixo dela dois novos galhos no formato que lembra muito a letra Y, e assim sucessivamente, quanto mais Y sua planta tiver, mais galhos ela terá.

Não é muito recomendado este tipo de poda para plantas automáticas, o sucesso nem sempre é garantido, pois pode travar o crescimento, apesar de funcionar em alguns casos, por outro lado as automáticas têm um período mais rápido de floração o que é outro fator para não realizar este tipo de poda.

3 . Dicas de rega:

Dúvidas né? Vamos direto ao assunto.

Quando devo regar minhas plantas? E quanto de água usar?

R: A quantidade de água muda de acordo com o crescimento da planta, quando for um broto, pode regar até com borrifador, pois a planta precisará de pouca água, mantenha o solo úmido no início mas sem encharcar. Quando o broto já formar galhos é bom deixar o solo secar antes de regar novamente, pois está prática vai estimular o crescimento de raízes que resultará em uma planta maior e mais nutrida no futuro, se o seu solo tiver nutrientes necessários, recomendamos o solo 420, com ele você usará só água em suas regas. A frequência da rega muda conforme o crescimento da planta, a regra de ouro é observar se ela está consumindo água de uma forma lenta ou rápida, esperar secar antes de regar, vários fatores influenciam, umidade do ar, ventilação, temperatura e fase da planta.

 

Como tirar o cloro da água?

R: reza a lenda que deixar a água descansar de um dia para o outro elimina todo o cloro da água. Cuidado com esta simplicidade, só funciona se o recipiente descansar no sol, ou seja esquentar, e se tiver uma boca larga de preferência, para facilitar a evaporação, o ideal é que você ferva a água e deixe esfriar, é mais rápido e seguro. Use o solo adubado 420, tem nosso site na bio, com dicas de cultivo, solo pronto para o cultivo e vasos de feltro.

 

Abaixo dois links que ajudarão vocês a entenderem um pouco mais sobre como tirar o cloro da água de uma maneira eficaz e rápida, ferva a água e deixe descansar. Simples e eficaz.

 

Bom cultivo

 

https://www.homebrewtalk.com.br/threads/fervura-para-remo%C3%A7%C3%A3o-do-cloro-na-%C3%A1gua.409495/

 

https://www.fontemirante.com.br/como-eliminar-cloro-da-agua/


Baixe este material em PDF

 

Sobre a loja

Encontre substratos de qualidade para o cultivo de flores, plantas ornamentais, hortas e orquídeas terrestres. Solo adubado orgânico, ideal para estimular o crescimento, floração e frutificação das suas plantas. Descubra o substrato perfeito para o seu cultivo indoor, outdoor ou caseiro. Visite 420substratos agora!

Social
Pague com
  • Mercado Pago
Selos

André Luiz de Faria Rocha - CPF: 869.852.561-04 © Todos os direitos reservados. 2024