O solo inerte é conhecido por não ter nutrientes, ele é uma base condicionante, usada para deixar o solo mais fofo, mais leve, reter água sem ficar encharcado, vamos ver algumas aplicações do solo inerte, e combinações que você encontra aqui na 420 Substratos.
Para cultivo de suculentas ou cacto:
2 litros de Solo inerte + 1 quilo de humus
Com esta mistura você terá 4 litros de substrato pronto para suas suculentas.
Para hortas:
2 litros de Solo inerte + 1 quilo de humus + 2 quilos de terra vegetal comum, ou terra do quintal.
PRINCIPAIS INGREDIENTES E FUNÇÕES DO SUBSTRATO INERTE : FIBRA DE COCO / TURFA / PERLITA / VERMICULITA
Veja abaixo esta excelente combinação de ingredientes inertes que facilitarão o seu cultivo. Esta combinação de Turfa Sphagnum, Fibra de coco, Vermiculita Expandida e Perlita Expandida é excelente para enraizamento e germinação de suas sementes, também é uma excelente base para o seu cultivo com fertilizantes, o solo inerte não fornece nutrientes para a sua planta, na fase inicial de formação do broto o solo tem um desempenho incrível, mas após este período se torna excencial adicionar um solo adubado ou fertilizantes para o crescimento e desenvolvimento da planta.
A Perlita Expandida: É um produto de origem vulcânica ideal na composição de substratos vegetais. A perlita expandida é resultado do aquecimento do mineral vulcânico, onde ocorre uma expansão de quatro a vinte vezes seu volume original, é muito usada como substrato inerte para plantas devido a sua alta capacidade de aeração do solo. Cada partícula da perlita é composta por pequenas células de ar que não absorve água, mas que a retém em seu exterior. Quando observada de perto a superfície da perlita é formada de pequenas cavidades onde a água fica retida e disponível para as raízes das plantas. A perlita em misturas de solo é capaz de melhorar a aeração, mantendo-o solto e prevenindo uma compactação. Além disso a perlita permite uma adaptação mais rápida das raízes ao ambiente do solo.
Vantagens de se utilizar a perlita em cultivos de plantas:
Vermiculita: A vermiculita é um mineral que é submetido a altas temperaturas para sofrer a expansão, graças à exposição ao aumento da temperatura é um excelente substrato e um corretor de pH de solos. Por ter pH neutro, ela consegue corrigir a acidez da terra. Sua grande capacidade de absorver água faz com que o solo não fique demasiado encharcado, mas permaneça devidamente úmido e próprio para manutenção de plantas perenes.
A leveza da vermiculita expandida faz com que ela seja a escolha perfeita para plantar flores, arbustos e diversas plantas em vasos e cachepôs, além de ser muito usada para a confecção de mudas. As raizes das plantas não encontram dificuldade para se expandir nem para drenar os nutrientes necessários à nutrição das plantas. Quando a vermiculita expandida é acrescentada ao solo arenoso, ele ganha mais capacidade de aeração e retenção de líquidos, ela também evita a chamada lixiviação, ou a retirada de nutrientes do solo pela força das águas pluviais ou quaisquer problemas semelhantes. O produto obtido é inífugo, inodoro, não irrita a pele e nem os pulmões, não conduz eletricidade, não se decompõe, deteriora ou apodrece, não atrai cupins ou insetos, é somente atacado pelo Ácido Fluorídrico a quente, pode absorver até cinco vezes o seu peso em água, é lubrificante e tem as características necessárias aos materiais filtrantes.
Turfa de Sphagnum: Considerada a principal matéria-prima para substratos no mundo, é de origem vegetal (esfagno ou musgo), encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas e também sob montanhas. É um material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas e também sob montanhas (turfa de altitude). É formada principalmente por Sphagnum (esfagno, grupo de musgos).A umidade presente no corpo faz com que ela não se decomponha e se transforme em mineral, mesmo depois de um longo período geológico.
Na agricultura, a utilização de produtos à base de turfa como um condicionador para melhorar as propriedades físicas do solo e aumentar a atividade microbiana, vem se tornando cada vez mais comum. Algumas propriedades e empresas especializadas já aplicam produtos deste tipo até em gramas e campos de futebol, em árvores ornamentais e no cultivo de hortaliças – utiliza-se a turfa, também, misturada com casca de arroz queimada e outros ingredientes como substrato no cultivo de planta.
Fibra de coco: pode ser utilizada para melhorar a retenção de umidade em vasos de plantas (hortaliças, folhagens, frutíferas, etc.), basta misturá-la ao solo de plantio. A fibra é um emaranhado de pelos do coco, que formam vários pequenos bolos e lembra uma espécie de palha, enquanto o pó vem bem esfarelado e separado em grãos. Por ter essa condição mais esfarelada, você consegue fazer uma mistura melhor, mais homogênea, solta e macia para as suas plantas.
Encontre substratos de qualidade para o cultivo de flores, plantas ornamentais, hortas e orquídeas terrestres. Solo adubado orgânico, ideal para estimular o crescimento, floração e frutificação das suas plantas. Descubra o substrato perfeito para o seu cultivo indoor, outdoor ou caseiro. Visite 420substratos agora!